Ciúmes e Relacionamentos
O ciúme pode ser uma emoção poderosa e dolorosa, e essa emoção negativa pode acabar com quase qualquer relacionamento. Se não for tratado, o ciúme pode criar uma barreira permanente entre você e seu parceiro, afetando negativamente os relacionamentos futuros.
De onde vem o ciúme?
Leia mais...
O ciúme surge basicamente da insegurança dentro de si e da falta de confiança em seu parceiro.
Na verdade, a inveja e o ciúme são semelhantes. No entanto, o ciúme envolve um sentimento de posse e direito, enquanto uma pessoa invejosa cobiça o que outra pessoa possui - suas posses, posições, privilégios ou quem ela é como pessoa (sua aparência).
Uma pessoa ciumenta se apega firmemente ao que já tem - geralmente seu parceiro romântico - para impedir que outras pessoas levem essa pessoa embora.
Quando a inveja e o ciúme ficam fora de controle, podem ser altamente destrutivos.
Como superar o ciúme?
O ciúme em um relacionamento pode ser curado. A maneira como um casal lida com o ciúme e outros conflitos é vital para o sucesso.
Compartilhar abertamente seus sentimentos sobre ser inseguro ou incerto em seu relacionamento inicia a conversa.
• Fale do seu coração
• Evite justificar suas ações
• Não faça acusações
• Não seja confrontador
Não há problema em falar sobre suas preocupações, suas dúvidas e seus desejos. Veja este momento de tensão como uma oportunidade de comunicação aberta e expansão de entendimento para ambos os parceiros.
Domine sua imaginação
É incrível que algo que começa em nossa imaginação possa logo sair do controle e causar danos tão devastadores. A imaginação cresce como sementes de ciúme, fertilizante, sol e água crescem em seu jardim.
Reconheça as histórias negativas e a conversa interna constante. Não exagere nas coisas, repassando-as várias vezes em sua mente. Em vez disso, imagine ser capaz de fazer todas as coisas que o deixam feliz, em vez de ter todos aqueles pensamentos e emoções negativas circulando dentro de sua cabeça.
Imagine não ter que ficar obcecado e se preocupar com cada pequena coisa.
Você também deve ter sorte com as coisas que despertam seu ciúme. Pense cuidadosamente nas situações circenses que você imaginou sobre seu parceiro e em quais evidências reais você tem para validá-las.
O ciúme não conhece pensamento racional e não tem razão. Faça uma verificação da realidade avaliando seus pensamentos obsessivos com o que você realmente sabe ou viu. Cancele pensamentos de conspiração e substitua-os por fatos reais.
Além disso, mesmo um pequeno desentendimento pode desencadear uma briga enorme apenas por causa do ciúme. Se sua própria insegurança ou baixa autoimagem faz você pensar mal de si mesmo, muitas vezes você começa a se perguntar o que seu outro significativo vê em você.
É necessário trabalhar para melhorar a si mesmo como indivíduo, a fim de ser um parceiro completo e igual em seu relacionamento.
Em vez de se envolver em situações nas quais você não pode controlar, tente um estilo de vida que reduza o estresse. Envolva-se em grupos e atividades que façam você se sentir bem consigo mesmo. Concentre-se em seus pontos fortes. E, de qualquer forma, tenha mais de um amigo.
Como esquecer o passado?
Repassar constantemente eventos negativos do passado rouba seu presente e faz você se sentir mal. É importante confiar e ter total fé em seu parceiro para evitar sentimentos de ciúme em relação a ele.
Veja seu parceiro e cada dia como um novo começo e uma oportunidade de crescer juntos, em vez de relembrar e reviver suas experiências passadas de dúvida e desespero.
É importante entender que o ciúme é uma emoção que pode atormentar quem você mais gosta. Na verdade, o ciúme pode até se tornar um vício. A desconsideração que você coloca sobre essa pessoa por meio de suas inseguranças ciumentas é tão real para ela quanto seus sentimentos de estar preso em sua própria prisão de dúvida.
Reconheça que o que você mais teme – seu parceiro deixando você – é exatamente o que você está perpetuando com seus padrões destrutivos e possessivos.
Considere as consequências de suas inseguranças penetrantes. Perceba que o ciúme não é apenas destrutivo, mas um lugar muito solitário para se estar.
Como lidar com um parceiro ciumento?
Ter um parceiro ciumento pode ser cansativo. Há um limite de possessividade, controle e questionamento que você pode suportar. Há coisas que você pode fazer para encorajar um relacionamento mais saudável. Aqui estão algumas dicas:
• Ouça o seu parceiro com novos ouvidos para ouvir todas as suas preocupações
• Aponte o que você mais aprecia nele e ofereça a garantia de que você está comprometido com o relacionamento
• Diga ao seu parceiro o que você mais deseja em seu relacionamento. Não diga apenas: “Quero que você pare de sentir ciúmes!”
Lembre-se de que são necessárias duas pessoas para fazer um ótimo relacionamento. No entanto, se seu parceiro não estiver disposto a mudar ou obter ajuda, você pode fazer mudanças em si mesmo que terão um grande impacto em sua vida para melhor.